segunda-feira, 21 de abril de 2008

Cartas das leitoras - Quem consegue entender os homens? [1]


Olá meninas! Vim aqui no meio desse feriadão esquisito (esse tempo está estranho e detesto dias assim... mas pelo menos não estou trabalhando!) para responder leitoras que têm dúvidas diferentes, mas no fundo, a mesma interrogação: como entender os homens???


Oi Marcela... Gostaria que me ajudasse com meu problema. Namoro um homem lindo, carinhoso, que me ama e é até cobiçado por outras mulheres. Eu faço tudo por ele, eu o amo de verdade! O problema é que às vezes ele tem uns ataques de ciúme, do nada!!! Não gosta que eu faça amizades com outros homens (na cabeça dele TODO homem tem segundas intenções), volta e meia me questiona se escondo alguma coisa dele e pior, tem vezes que saímos para lugares como um barzinho ou restaurante, e ele cisma que estou olhando para os caras das outras mesas, quando na verdade só tenho olhos para ele!! Isso me magoa tanto, estraga encontros que eram pra ser especiais, me machuca e detona a minha auto-estima. Não sei mais o que fazer, me dê uma luz! Obrigada. Sabrina

Nossa que situação Sabrina... Uma das piores coisas que existe é você ser acusada de coisas que você não faz ou nunca fez... Imagino como você deve estar se sentindo triste!!! Acho que o ciúme dá um temperinho no relacionamento, mas quando passa dos limites aceitáveis, esse tempero faz toda a receita desandar!!

Dizem, DIZEM... que pessoas muito desconfiadas agem assim porque andam com culpa no cartório e acabam achando que a parceira faz igual... dizem também que tanta desconfiança é fruto de uma auto-estima abalada, uma falta de segurança em si mesmo que o faz se sentir inferior ao outros... dizem que tudo acontece porque ele já foi traído e ficou traumatizado... e até que já viveu sufocado e agora repete esse comportamento como sufocador. Existem muitas outras hipóteses. Não sou psicóloga, muito menos conheço seu namorado para dar um diagnóstico. Mas acho que o primeiro passo seria ele ter consciência de que o jeito dele está prejudicando muito o relacionamento e te deixando infeliz. Se ele te ama de verdade, ele vai querer sempre a sua felicidade, certo? Então se ele ainda não tiver percebido, deixe bem claro o quanto esse comportamento incomoda e traz riscos ao namoro.

A partir do momento que ele toma essa consciência, se ele te ama e quer preservar a relação, acredito que ele fará um grande esforço para melhorar. Mas isso não deve ser muito fácil, talvez seja o caso até dele procurar um psicólogo e fazer uma terapia para descobrir a raiz desse problema e eliminá-lo de vez.

Por sua parte, acho que você tem que conversar bastante, ser franca, mostrar para ele que o ama e que nenhuma amizade nem qualquer cara em mesa de bar é capaz de ameaçar o amor de vocês. E amiga, se nada disso der certo... aí é por sua conta. A vida é feita de escolhas, e você terá de escolher entre viver um amor conturbado, cheio de desconfianças, brigas e tristezas, ou aproveitar sozinha a sua própria liberdade e a convicção de que seu sentimento era de verdade, mas seu parceiro infelizmente não estava preparado para receber tanto amor. Boa sorte, estou torcendo por vocês.

Nenhum comentário: