domingo, 2 de setembro de 2007

Carta das leitoras - Dieta


Oi gente, foi só ficar um tempinho sem dar atenção pro blog que já abri o e-mail e a caixa de mensagens estava abarrotada!!

Mentira! Tinham três e-mails só, 2 deles elogiando a Conversa (obrigada Rê e Janaína!) , e um da nossa amiga Priscila pedindo pra respondê-lo aqui. Bom, não sou nenhuma especialista em auto-ajuda mas estamos aqui pra colaborar né? Então vamos lá.

Oi Marcela, fui parar por acaso no seu blog e adorei, ele é muito legal, e me identifiquei com vc na luta contra a balança. Só q vc só quer perder uns quilinhos, quem dera!!! Eu tenho 1,65m, tô pesando 81kg e desiludida da vida. Nenhuma roupa serve, não me animo de me arrumar, quanto mais eu me sinto gorda mais dá vontade de comer. Como vc disse que já pesou quase o que eu peso, queria saber o q vc fez pra emagrecer e se tem alguma dica pra me dar. Valeu!!!!

Priscila, eu sei o quanto é difícil estar na sua situação. Pra uma mulher, não importa se são 3kg ou 30kg, o que tiver a mais incomoda mesmo! Bom, a primeira coisa que eu digo pra você é: não faça dieta! É, esquece esses cardápios minguados e essa tortura de morrer de fome. Isso não dá certo!!! A melhor coisa que existe no mundo pra emagrecer não é Magrins, Redufilm nem Herbalife. É reeducação alimentar. Você come direitinho, não morre de fome e depois mantém a forma sem correr o risco de engordar tudo de novo. Isso porque você se acostuma com os alimentos, seu organismo também, e a alimentação saudável vira um hábito. Então, procura comer coisas mais saudáveis e nas horas certas. Café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. Final de semana, come umas guloseimas porque ninguém é de ferro né? Eu comecei a emagrecer e manter o peso quando parei de pensar em dieta 24h por dia. E olha, deu certo!

Eu acho que você tem que buscar um estímulo pra emagrecer. Seja procurar uma nutricionista, um grupo do Vigilantes do Peso, uma semana num spa, uma aposta com as amigas, comprar uma calça jeans de tamanho menor que o seu, sei lá, qualquer coisa com a qual você se comprometa.

E fazer exercício é muito importante. Você não comentou se já faz ou se a única malhação da sua vida é a novela da Globo, mas praticar qualquer atividade física ajuda bastante. E vê se entra numa academia, você vai se animar com o ambiente. Nada de ficar com vergonha do corpo (mas também não coloca aqueles tops curtos por enquanto não hein, volta e meia eu vejo uma sem noção por aí exagerando na auto-aceitação hehe!). Mas sério, se você começar a se exercitar, começa a cuidar mais do corpo e da alimentação. Depois de fazer uns 40 minutos de esteira, duvido que você tenha coragem de chegar em casa e comer chocolate (é, eu às vezes faço isso mas abafa o caso).

O mais importante de tudo é você se amar menina!!! Não desconta na comida as suas tristezas e frustrações porque faz mal pra você!! Grita, chora, bota a emoção pra fora e não a comida pra dentro, aqueles segundos de prazer não vão resolver o seu problema.

E também é legal você colocar uma meta realista na cabeça. Nos meus tempos de gordinha, eu tinha 78kg e achava que ia conseguir emagrecer 6kg por mês, e em 3 meses estaria com 60kg. Putz! Isso nunca deu certo!! Mesmo que você queira pesar 50 e poucos, começa devagar. Você tem 81kg né? Então seu primeiro desafio é chegar aos 78kg. Três quilinhos só, você tira de letra! Então coloque como meta emagrecer esses 3kg em 1 mês, 1 mês e meio. Passa tão rápido, e quando você vir o resultado, vai se animar mais. Depois mais uns 3kg em mais um mês e meio. E por aí vai, devagar e sempre!! Pensa nos benefícios, na satisfação que você vai ter com você mesma de ganhar essa batalha. Aos poucos você vai se acostumando com uma vida mais saudável e vai ficar no seu peso ideal pra sempre!

OBS: Uma balança pode sabotar você totalmente. Eu que sei a raiva que fico quando ela não se mexe!! Por isso, procure se pesar só 1 vez por semana. Eu juro que eu tô tentando!!!




Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa nem sei como agradecer sua atenção!!!!!!! Vou tentar seguir as suas dicas. Qdo der vontade de atacar a geladeira, vou vim ler seu blog rs rs rs!! Beijussssss