segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Dicas desintoxicantes

Tudo bem, sou contra dietas radicais, ditadura da magreza, mulheres querendo ficar esqueléticas e modelos magras fazendo lipo.

Mas vamos combinar que essa época de fim de ano é extremamente crítica pra manter a forma. Você pode até esquecer o que é "forma" na ceia de Natal, mas o grande problema é que as coisas não acabam no dia 24. Nos dias seguintes sempre tem rabanada no café da manhã, o almoço com o que sobrou da ceia, aquele panetone com gotas de chocolate que sua vó trouxe, a torta de limão da noite anterior, o papai noel de chocolate que você ganhou no amigo oculto... tudo vai rendendo a semana toda.

E detalhe, em janeiro temos que estar lindas e gostosas pra vestir o biquíni e ir pra praia! Ou no mínimo, seguras pra não pagar o mico de ficar de canga o tempo inteiro.

Então, parei hoje gente. Depois de 5 dias comendo coisas que fariam o Dr. Atkins se revirar no túmulo, vamos dar início às dicas desintoxicantes pra livrar o corpo de tanto açúcar e gordura, e não fazer feio logo na chegada de 2010.

A ordem é:

1 - Fazer exercício aeróbico. Caminhar, correr, pedalar, dançar, pular corda, ou seja, qualquer coisa pra suar e mandar as toxinas embora. Pra quem mora perto da praia, a melhor coisa é caminhar ou correr na areia. Queima que é uma beleza!

2 - Beber muuuuuita água. Tipo, uns 3 litros por dia se você conseguir. Se não der, 2 já tá ótimo. Mas tenha sempre um banheiro por perto porque o pipi vem bombando.

3 - Não comprar nenhuma guloseima. Nem um chocolate, nem biscoito recheado, bala, sorvete, nada. Evite açúcar o máximo que puder. No caso de necessidade extrema (meu caso por exemplo), apele pra barrinha de cereal e pro picolé de fruta.

4 - Não pule as refeições. Ficar sem almoçar ou almoçar um diet shake não vai ajudar nada no seu projeto musa do verão. Sabe por quê? Porque você vai morrer de fome e daí pra atacar a sobra da sobra do panetone não custa. Almoce bem, mas coisas light. Uma boa salada, 2 colheres de arroz e uma concha de feijão e uma carninha magra vão te deixar superleve e satisfeita. Uma salada e um macarrãozinho com carne moída também tão valendo.

5 - Na hora da fome da tarde, que tal fazer uma salada de frutas? Dá o maior trabalho, mas só o fato de você se ocupar descascando e picando as frutinhas já alivia a ansiedade. Pra ficar mais gostosa e saudável, pique na salada uma castanha-do-pará, jogue umas passas e por cima, umas 2 colheres de cereal. Pode ser aveia, granola, fibra mais... Fica uma delícia.

6 - Outra coisa boa pra aplacar a fome é iogurte light. Tem tantos sabores gostosos, você pode até tomar dois potinhos e não vai mais pensar em comida tão cedo.

Bom, por enquanto é isso que vou botar em prática até me livrar do 1 quilo e meio que ganhei nas festas. O melhor de tudo é que você vai se acostumando com a rotina saudável, e naturalmente acaba evitando as besteiras que comprometem a boa forma.

Mas gente, sem radicalismos ok? No final de semana, vamos comer pipoca, no cinema tomar sorvete depois e ser felizes. E segunda-feira começamos tudo de novo.

Um comentário:

Regina disse...

Isso é verdade! As guloseimas continuam durante a semana toda que precede o Natal e Ano Novo!

O difícil é resistir a tantas tentações!!

Bjs!